VIOLA BRAGUESA APC 250C - 103811230
VIOLA BRAGUESA APC 250C - 103811230
VIOLA BRAGUESA APC 250C - 103811230 VIOLA BRAGUESA APC 250C - 103811230 VIOLA BRAGUESA APC 250C - 103811230

VIOLA BRAGUESA APC 250C

220,00 €
Com IVA

ID: 103811230
check_box Envio em 3-7 dias

check_box Portes Gratuitos a partir de 199€
check_box Estamos consigo desde 2005
check_box Produto indisponível para Entrega no próprio dia em Coimbra e Aveiro (ver condições)

Instrumento tradicional Português chamado viola braguesa ou viola de Braga típico da região do Minho. Com 5 cordas duplas que se prestam para uma variedade de afinações. Tampo de spruce maciço e fundo e ilhargas em nogueira laminada.
Quantidade



A viola braguesa APC 250 é a materialização do espírito festivo das gentes do Norte. Modelo simples, de fabrico nacional.
A tradição continua a ser o que era com esta viola de Braga fabricada pela APC, uma das mais prestigiadas marcas portuguesas de instrumentos acústicos tradicionais.
A APC 250 é um modelo simples de viola braguesa, com tampo em abeto maciço e ilhargas em nogueira laminada, para uma construção sólida, um som brilhante e presente. O braço é em mogno e a escala é em madeira preta africana.
De decoração simples e apelativa, este modelo tem a boca redonda, o formato mais antigo que se conhece neste instrumento, como alternativa à tradicional boca de raia. É um instrumento acessível, de excelente qualidade, muito útil para os exploradores das sonoridades dos cordofones tradicionais de Portugal.
A viola braguesa assistiu a um renascimento nos últimos anos, sendo usada por bandas em estilos mais contemporâneos, que incorporam o seu legado musical riquíssimo na modernidade.
Originária de Braga, a viola braguesa tem animado as festas populares tão características do Minho, dando o ritmo e a harmonia para as chulas e viras e até para cantar ao desafio. Apesar de partilhar semelhanças com outros cordofones típicos dessa região, como a viola amarantina, a viola braguesa tem um corpo cintado, mais pequeno que uma viola tradicional.
De escala mais curta, é tocada predominantemente em rasgueado. A viola braguesa tem 10 cordas, organizadas em cinco pares, com os dois pares mais agudos afinados em uníssono e os três pares mais graves afinados em oitavas.
As afinações mais usadas na viola braguesa são a Mouraria Velha (dos agudos para os graves) Sol3-Mi3-Si3-La2-Mi2, e a afinação Moda Velha (dos agudos para os graves): La3-Fá#3-Si3-Sol2-Ré2.
Esta última é indicada como sendo a afinação mais antiga do instrumento, e a que melhor se adaptava aos cantares estridentes das minhotas que acompanhavam a viola braguesa nas festas tradicionais.

Especificações:
Modelo: 250 simples
Boca: redonda
Tampo: abeto (spruce) maciço
Fundo e ilhargas: nogueira laminada
Braço: mogno
Escala: madeira preta africana
Acabamento: mate

A família MUSTANG GT - A série de amplificadores digitais mais avançada do mundo

Daily Updates

Subscrever

Registar nova Conta

Já tem uma Conta?
Fazer Login ou Pedir nova Password